Logo do Kizomba dos Saberes
imagem de fundoilustração de bandeirinhasilustração de bandeirinhas
Voltar para manifestações culturais
Bandeiras

Samba de Pareia

O Samba de Pareia tem sua origem no povoado Mussuca, uma comunidade remanescente de quilombo situada no município de Laranjeiras. Está relacionado às celebrações da noite de São João e ao nascimento das crianças da comunidade, que chamam de “Samba de Visita” ou “Samba de mulher parida”. Celebrar o nascimento das crianças é uma africanidade, ou seja, um costume trazido da África que persiste até os dias atuais. A “Pareia” ou parelha, significa que os brincantes dançam aos pares, ao som de instrumentos percussivos como atabaques, porca (similar à cuíca) e ganzás, as mulheres marcam o ritmo através das pisadas com os tamancos.

Mas, nem sempre foi assim. Antigamente, conta Dona Nadir, referência do grupo, participavam homens, mulheres e crianças. Os instrumentos, como o ganzá, era feito com lata de leite, e o atabaque era feito com as tábuas de barrica (barril) e com o couro do carneiro abatido para alimentação da comunidade na festa, muito similar aos atabaques tocados na Irmandade Nagô Santa Bárbara Virgem. A partir da interferência externa e da política local, a manifestação se tornou um grupo “parafolclórico” composto por 20 mulheres, recebendo roupas típicas estampadas e os tamancos tais como vemos atualmente. Hoje os homens só participam tocando instrumentos e as cantigas, são composições que relatam fatos vividos no cotidiano da comunidade, dão continuidade à brincadeira dos pais e avós.

Localiza-se em:

Laranjeiras

Festas Principais:

Festas de São João e o nascimento de crianças da comunidade.

Sedes:

Quilombo da Mussuca, Laranjeiras

Referências:

SILVA, Jonathan Rodrigues. Samba de Pareia pelos saberes do corpo que samba. 195 f. il. 2019. Dissertação (Mestrado em Culturas Populares) – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.

Vale do cotinguiba: a arte de um povo. Direção: Wendell Miranda. Quatro Cantos Produções. Brasil: Petrobrás (Patrocínio), 2008. (20min) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MEAwznWna0E (acesso em: 20/09/2023).