Logo do Kizomba dos Saberes
imagem de fundoilustração de bandeirinhasilustração de bandeirinhas
Voltar para manifestações culturais
Bandeiras

Reisado

O Reisado é uma manifestação cultural que ocorre de dezembro a janeiro, acompanhada pelo som da zabumba, do triângulo e da sanfona. Essa manifestação cultural está relacionada às comemorações dos reis magos e ao nascimento de Jesus. Além da influência portuguesa, o Reisado também apresenta semelhanças com outras manifestações, como Congos e Cacumbi, e possui influência ameríndia.

O Reisado é composto por várias figuras, como Caboclo ou Mateus (palhaço), Dona do Baile ou Dona Deusa, Cabocla, Cigana, Viúva, Dona Chiquinha além de personagens que são divididos em dois cordões: balão, aeroplano, chaveiro e borboleta. A manifestação cultural segue as seguintes jornadas: Serenata, pedição de sala, Bendito, Contradança, figuras, o boi e o Jaraguá, por fim, a Retirada. O boi de pano, também chamado de Janeiro, é um elemento importante do Reisado, e é enfeitado com fitas nos chifres e espelhos. Atualmente, as cores utilizadas no Reisado variam de acordo com o gosto das lideranças, mas, tradicionalmente, são o verde e o vermelho ou azul e vermelho.

De acordo com Ferreira (s.d) , o Reisado tem o poder de retratar, por meio das anedotas e charadas contadas pelo Caboclo e pela Dona do Baile, situações mais típicas da região. Realizado em diversos municípios sergipanos : Japaratuba, Itaporanga, Amparo de São Francisco, Boquim, Itabaiana, São Cristóvão, Areia Branca, Pedrinhas, Pirambu, Malhador, Santa Rosa de Lima, Tobias Barreto, Neópolis e Cristinápolis.

O Reisado do Povoado Marimbondo do município de Pirambu, conhecido como Reisado de Sabal, é destaque, formado por membros de uma mesma família, tem sobrevivido através das gerações há mais de duzentos anos. Além do Reisado de Dona Lalinha, existe o Reisado Sagrado Coração de Jesus (Laranjeiras), de Maria de Lourdes dos Santos. Infelizmente, em 2021, Saturnino Prudêncio, conhecido como Mestre Satu do Reisado de São Cristóvão, faleceu aos 80 anos.

Localiza-se em:

Japaratuba, Itaporanga, Amparo de São Francisco, Boquim, Itabaiana, São Cristóvão, Areia Branca, Pedrinhas, Pirambu, Indiaroba, Malhador, Santa Rosa de Lima, Tobias Barreto, Neópolis e Cristinápolis.

Festas Principais:

Ciclos Natalinos; Ciclos Juninos

Referências:

BRITO, Claudia Toscano de. Indumentária Folclórica. [levantamento de dados e sistematização: Claudia Toscano de Brito; Capa: Melcíades; Fotógrafo: Jairo ]. Aracaju: Secretaria de Estado da Educação e Cultura / FUNDESC, 1985.

FERREIRA, Mariano Antonio. Guerreiro. Aracaju: Secretaria de Estado da Educação e Cultura / FUNDESC, [s.d.]. https://ajn1.com.br/urbano/mestre-satu-icone-do-reisado-morre-em-sao-cristovao/ (Acesso em: 03/07/2023).

Cultura em Foco - Reisado Sabal - TV Alese - https://www.youtube.com/watch?v=Gu5HTv7bVTY. SERGIPE. Sergipe, cultura e diversidade. Governo de Sergipe. Aracaju: Solisluna, 2010.